Comunicação aos Amigos do Centro Aletti (18/09/2023)

Do site do Vicariato de Roma:

Tradução nossa:

COMUNICADO DO VICARIATO DA DIOCESE DE ROMA SOBRE A CONCLUSÃO DA VISITA CANÔNICA AO CENTRO ALETTI

Após as notícias difundidas pelas agências de notícias e pelos comunicados assinados pelo padre Johan Verschueren, Delegado do padre Geral das Casas Interprovinciais de Roma, em relação a algumas circunstâncias relacionadas ao padre Marko Rupnik e ligadas também ao Centro Aletti, em 16 de janeiro de 2023 o Cardeal Vicário decretou o início de uma Visita Canônica junto à Associação Pública dos fiéis da Diocese de Roma “Centro Aletti”, fundada no dia 5 de junho de 2019, a fim de indagar “sobre as dinâmicas associativas e sobre a real consistência dos interrogativos levantados por algumas instâncias”. Pela investigação, foi encarregado o Reverendíssimo Sacerdote Giacomo Incitti, Professor Ordinário de Direito Canônico junto à Pontifícia Universidade Urbaniana.

A visita canônica se desenvolveu tendo como objetivo, em particular, “averiguar as modalidades de condução da Associação e do efetivo funcionamento de seus órgãos de governo; examinar a vida associativa em todos os seus aspectos, incluindo as relações dos membros com o Fundador e com o grupo dos responsáveis, bem como as dinâmicas relacionais entre os próprios membros, referente… também ao período anterior a 5 de junho de 2019”. A investigação foi conduzida com diligência e confidencialidade, através de encontros comunitários e um relevante número de colóquios particulares, seja com os atuais membros que com muitas pessoas que, a vários níveis, tiveram contato com a vida e as atividades do Centro. Em 23 de junho de 2023 o Visitante apresentou o relatório final.

De tal relatório emerge com clareza que no cerne do Centro Aletti está presente uma vida comunitária sã e sem quaisquer criticidades específicas. O visitante pôde apurar que os membros do Centro Aletti, embora angustiados pelas acusações recebidas e pelo modo com o qual foram geridas, escolheram manter o silêncio – apesar da veemência das mídias – para preservar o coração e não reivindicar qualquer irrepreensibilidade com a qual se colocar como juiz dos outros. Todo o caso, a juízo do Visitante, ajudou as pessoas que vivem a experiência do Centro Aletti a reforçar a confiança no Senhor, na consciência de que o dom da vida de Deus se faz espaço também através da provação.

Contemporaneamente, novas exigências, emersas e analisadas também à luz da decisão da Companhia de Jesus de sair da estrutura do Centro Aletti, requereram algumas mudanças iniciais necessárias ao Estatuto que, no entanto, deixaram íntegras as finalidades fundamentais.

Com base no relatório final, o Cardeal Vicário, verificando a não subsistência de qualquer pressuposto para ulteriores medidas de própria competência, decretou a conclusão da Vista Canônica.

Conforme solicitação explícita formulada no decreto de nomeação, tendo em conta as repercussões na vida da Associação, o Visitante examinou devidamente também as principais acusações que foram movidas contra o padre Rupnik, sobretudo aquela que levou ao pedido de excomunhão. Com base no copioso material documental estudado, o Visitante pôde averiguar e, portanto, evidenciar procedimentos gravemente anormais, cuja verificação também gerou dúvidas, bem fundamentadas, sobre o próprio pedido de excomunhão.

Considerando a gravidade de tais constatações, o Cardeal Vicário encaminhou o relatório às Autoridades competentes.

18 de setembro de 2023